Notícias ambientais

Pequena espécie de lemur descoberta em Madagascar 2g5137

Pequena espécie de lemur descoberta em Madagascar 2g5137

Pequena espécie de lemur descoberta em Madagascar
pt.mongabay.com

Traduzido por Marcela V.M. Mendes
6 de Agosto, 2008





Pesquisadores descobriram uma espécie desconhecida de rato-lemur na ilha de Madagascar. A descoberta traz o número global de ratos-lemur de 16.



O pequeno primata foi descoberto por cientistas locais nas florestas tropicais de Makira, uma área recentemente protegida no Noroeste de Madagascar. O lemur — chamado Microcebus macarthurii, ou rato-lemur de MacArthur, após a Fundação MacArthur, que forneceu financiamento para a pesquisa— foi identificado como uma “nova” espécie após análises de DNA feitas pelo Dr. Ute Radespiel do Instituto de Zoologia da Universidade de Medicina Veterinária Hannover. Cisntistas Malagasy e alunos da organização GERP (Groupe d’Étude et de Recherche sur les Primates de Madagascar) assistiram os esforços.



Microcebus macarthurii, a nova espécie, está á esquerda. Á direita está a espécie irmã, Microcebus mittermeieri, que ocorre nas mesmas florestas. Foto por Dr. Blanchard Randrianambinina, um co-autor da publicação.

Rato-lemur são encontrados em virtualmente todas as florestas de Madagascar onde eles se alimentam de insetos, frutas,e plantas sap. Ratos- lemurs são noturnos e traem sua presença emitindo altos sons. Eles são um dos menores primatas do mundo.



Desde 2000 o número de espécies de ratos-lemur conhecidos dobraram de 8 a 16, apesar de alguns cientistas advertirem que esse número pode ser revisado se testes genéticos mais a frente mostraem que os outros chamados ratos lemur não forem na verdade espécies únicas. No total, Madagascar é abrigo de mais de 100 tipos de lemurs, todos dos quais são endêmicos á ilha (uma espécie tem sido introduzida ao vizinho Comoros). Algumas espécies são altamente ameaçadas devido á perda de habitat e á caça. Madagascar perdeu sua maior espécie de lemur quando os humanos chegaram há alguns 1500 anos atrás.



Dado o status recente de área protegida em Makira e o pequeno tamanho do rato-lemur de MacArthur, pareceria que a mais recente espécie descoberta está em menor risco de extinção, apesar da caça continuar a ser um problema em Makira e haver outras ameaças na região.



“Infelizmente, esse centro excepcional de biodiversidade está em perigo real. Como em muitas outras regiões de Madagascar, também, as atividades de desflorestamento, cultivo de corte e queima, caça e mineiração se tornam uma enorme ameaça para as florestas remanescentes e seus habitantes,” disse Radespiel. “As atividades de conservação são urgentemente necessárias para assegurar a sobrevivência a longo termo desses animais.”


Exit mobile version